Relações humanas...

Eu sou do tempo do disque amizade. Ficava horas ao telefone, normalmente de madrugada, fazia salas fechadas com algumas pessoas que já "conhecia" e acho que foi aí que minha insônia nasceu. Conheci alguns caras legais, mas acabamos perdendo contato. Um, em especial, povoa meus pensamentos até hoje. Já o vi pessoalmente, totalmente ao acaso, estávamos no mesmo shopping na hora do almoço. Mas não tive coragem de me aproximar e me apresentar. Fiquei observando de longe. E juro que eu trocaria de lugar fácil fácil com o sushi que ele estava comendo. O certo é que nunca conheci, pessoalmente, ninguém com quem conversei por lá. E esse especial só sabia quem era por causa do bom e velho Orkut.

Os tempos passaram, os blogs apareceram e conheci muita, mas muita gente mesmo, por causa desse universo. Alguns por causa do meu antigo blog. Outras vieram de blogs que eu seguia e estão comigo até hoje, mais de 13 anos. Uau, tempo demais né? Até me relacionei com alguns caras que conheci pelo blog, mas todos de forma muito superficial, nada que fizesse meu chão tremer, borboletas voarem no meu estômago ou arrepios intensos na nuca, descendo pela coluna e tomando conta do corpo todo em forma de espasmos. Não estou dizendo que foram ruins, mas nada que passasse pro próximo nível, tipo jogo com várias fases.

Atualmente a moda é app de relacionamento. Uma infinidade de opções, tantas que o copia e cola da descrição se faz necessário, já que não há criatividade que dê conta de tanta biografia. Tem o Wooplus que é pra galera plus size - apesar de plus size ser o tamanho da roupa e segmento de moda e não o tamanho das pessoas, mas tudo bem. Tem o Bumbble, que é a mulher quem toma a iniciativa, o cara só tem que curtir e se der o famoso match, a conversa só começa depois que a mulher der o start, sem isso, não há match que dê jeito. Tem o Namoro do Facebook, o nome já é um problema, parece definitivo demais, dá uma certa agonia e mostra amigos de amigos. Oras, se vocês tem interesses em comum, pq seus amigos nunca te apresentaram esse fulano? E lá você já sabe de cara quem te curtiu. É o único totalmente gratuito, sem pegadinhas. O mais famosinho de todos, o Tinder, que parece mais um ovo de codorna, todos os seus amigos e conhecidos - solteiros ou casados - estão lá, e os comprometidos colocam fotos aleatórias ou até mesmo nudes insinuantes, já que o app não aceita perfis sem foto. Tem o Happn, que mostra os crushs que estão mais próximos de você naquele momento, não importa aonde você esteja, se tem alguém que usa o app e está ali, vocês só precisam começar uma conversa. O problema disso é que aparecem crushs demais e todos de uma vez, um desespero só. Até no cemitério. E por último, talvez o mais interessante de todos, o Inner Circle, que vai além do clichê de todos os outros apps, tem perguntas interessantes para puxar conversa, fala de viagens e lugares que você mais gosta e tem grupos de pessoas que gostam das mesmas coisas que você. Legal né? Só tem um problema: Ou você paga para acessar quem curtiu suas fotos e mandou mensagens pra você ou você anuncia pros seus amigos que você está desesperada por um relacionamento e convida todos para participarem da sua rede, e cada amigo que aceita seu convite, corresponde a uma "liberação" para que você possa acessar suas curtidas. Complicado.

Aí você faz o cadastro, coloca informações sobre você, coisas que acredita serem relevantes, escolhe suas melhores fotos e cria o perfil. Pronto, você agora faz parte de um gigante cardápio humano, onde a minibiografia não quer dizer absolutamente nada, só as fotos que você escolheu realmente importam. E que comecem as curtidas.

Você fica algumas horas sem acessar e quando percebe, tem alguns crushs. Sabe quem são? Claro que não, as fotos estão desfocadas e você só vai saber se aleatoriamente você curtir essa mesma pessoa ou se desembolsar alguns dólares, claro, afinal de contas é um cardápio e você não come nada do "restaurante" se não pagar. Não importa se você não gostar, não existe garantia de satisfação ou seu dinheiro de volta. O problema é todo seu a partir dali.

Aí você arrisca, não paga e seja o que Deus quiser. Você curte uns perfis e nada de dar match. Você começa a perceber que não é tão interessante para aqueles caras que você achou interessantes. E aí isso se multiplica pela quantidade de apps que você baixou e fez cadastro. E aí você percebe que aquilo está te causando mais irritação do que prazer. E a sua ansiedade que já é um problema, se transforma num monstro. Os matchs começam a aparecer, um pouco tímidos. Fora os matchs que aparecem mas a conversa não flui, nem um "oi" pra quebrar o gelo. A impressão que dá é que a pessoa curtiu e saiu correndo, deixando o telefone abandonado em algum lugar. Aí o sentimento de fazer parte de um grande cardápio fica cada vez mais forte, já que os pseudo crushs que desenvolvem a conversa só querem uma coisa: nudes!!!

Aff, quando foi que nos tornamos meros pedaços de carne???


Comentários

  1. Nunca acreditei muito em conhecer gente desse jeito, via internet. Até hoje não boto fé. Até instalei o tinder, mas usei pouco e não conheci ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu até não tinha restrições quanto a isso, principalmente por conta do meu antigo blog. conheci muita gente boa que está na minha vida até hoje. mas ultimamente eu tenho reavaliado as minhas opções e realmente o tal do cardápio me incomodou bastante. não sei se são os homens q são babacas ou se eles também encontram mulheres do mesmo jeito, só sei que está bem difícil. até deletei todos os perfis, sem paciência pra isso.

      Excluir

Postar um comentário